Quando fazemos um evento, o planejamento é extremamente importante. É a partir dele que a concretização da encomenda se apresenta. Mas tem algo muito simples que, com o tempo, a experiência me ensinou mais que os livros. Solicitar uma proposta orçamentária, quando o assunto é prestação de serviço, não é nada simples. E isso é ainda mais difícil com a assessoria de imprensa ou a assessoria de comunicação. Recebo dezenas de e-mails que vão de solicitação de propostas para gerenciamento das mídias sociais uma vez por semana (?) a jornalista full time dentro da empresa do assessorado. Isso sem contar adicionais como criação de informativos, gerenciamento de crises, media trainning, enfim diversos serviços que acabam ou não fugindo das nossas atribuições, mas que acabamos absorvendo para satisfazer o cliente.
Para quem não é da área é difícil saber o que faz uma assessoria de imprensa. A questão é que algumas empresas como a minha acabam analisando a quantidade de horas que usaremos em determinada atividade para garantir o atendimento de cada demanda. Essa conta não é nada fácil e por isso que os valores da prestação de serviço acabam divergindo de assessorado para assessorado.
Tenha em mente que você, como um futuro cliente da assessoria, não precisa entender essa conta, mas saber quais são suas necessidades evitará que não “gaste” com o que não vai precisar. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:
Faça um resumo do que pretende atingir com a assessoria de imprensa, mas seja realista. Conte sua história, o que você faz, fale sobre seu produto, seu negócio, seu livro, seu projeto. Lembre-se que para ser matéria de jornal, seu material ou sua história precisam ser interessantes. A partir desse relato a empresa já consegue dimensionar uma proposta financeira exclusiva para você.
- Saiba a abrangência do seu negócio. Não adianta divulgar matérias em outros estados se não tem projetos a curto prazo para expandir.
- É necessário acompanhar todos os eventos de promoção? Geralmente o assessor de imprensa consegue discernir o que é importante institucionalmente e o que é mais comercial e não vai “virar pauta”.
- Peça propostas com desenvolvimento de planos de comunicação. Uma boa assessoria ou assessor vai incluir no planejamento e será uma das primeiras ações antes da execução.
- Algumas assessorias trabalham com influenciadores digitais, que apesar de não necessariamente trabalhar em veículos de comunicação tradicionais, “influenciam” fortemente para que usem sua marca ou comprem seu produto.
- O clipping é imprescindível para medir se a assessoria está trabalhando bem. É basicamente o “recorte” das informações divulgadas na imprensa. Mas procure negociar o clipping das matérias de TV e de rádio apenas quando elas saírem.
Um bom trabalho de assessoria de imprensa não é feito em 30 dias. Em um mês algumas ações começam a aparecer, mas é preciso de pelo menos três meses para garantir resultados mais eficazes.
Fabiane Sato – Jornalista